WeCreativez WhatsApp Support
Uma empresa de valor que traz ao mercado o que há de mais moderno em serviços especializado em compliance tributário e de gestão fiscal.
Converse com o especialista.

Tribunal de Justiça suspende cobrança dupla de ICMS na conta de energia de empresário

Presidente da ABRAT Roberto Parahyba, participou do debate sobre a Reforma Trabalhista
23 de setembro de 2017
STJ define conceito de insumo para creditamento de PIS e Cofins.
10 de março de 2018

O empresário de Palmas Dackson Alves Dos Santos Dias conseguiu na Justiça a suspensão da dupla cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de energia. No ano passado, ele entrou com uma ação para que o imposto deixasse de ser cobrado sobre as tarifas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Agora, os desembargadores do TJ decidiram que a cobrança deve restringir à energia efetivamente consumida.

A decisão só vale para ele. Há uma ação popular que também corre na Justiça e pede a suspensão dessa cobrança na conta dos tocantinenses. Mas o mérito ainda não foi julgado.

O empresário tem um comércio no Jardim Aureny II e entrou com uma ação em outubro do ano passado. Na decisão de 1ª instância o juiz já havia declarado a ilegalidade do valor do ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

O Estado recorreu ao Tribunal de Justiça e alegou que se trata de ressarcimento do custo do transporte e dos encargos de conexão da unidade consumidora à rede básica do sistema elétrico. Além disso, defendeu que o consumidor deve suportar toda a tributação destas duas tarifas.

Ao julgar o recurso, a 2ª Câmara Cível do TJ destacou que o Supremo Tribunal Federal negou, em agosto deste ano, a existência de repercussão geral nesse tipo de questionamento judicial, por não se tratar de matéria constitucional, permitindo o julgamento caso a caso. Por isso, é permitido o julgamento que se estende apenas ao empresário.

No voto, o relator do processo, Marco Villas Boas, disse que “a base de cálculo do ICMS deve se restringir, destarte, à energia consumida, não abrangendo a TUST e a TUSD, pois os encargos de conexão não configuram circulação de mercadoria ou de serviços”.

Fonte: G1